Painel 3: Segurança e Defesa no Eixo Sul

No painel 3, os mestres Augusto Teixerira e Antonio Henrique de Lucena debatem a defesa e a segurança latino-americana. Veja o resumo das apresentações:

Msc. Augusto Teixeira – Núcleo D&R
A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO À LUZ DA PERSPECTIVA BRASILEIRA

Esta apresentação tem como objetivo analisar as razões que levaram o Brasil a liderar a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul (CDS). Após apresentar a cooperação intergovernamental como um problema teórico nas Relações Internacionais, o texto articula este debate com as explicações de acadêmicos da região sobre o surgimento do CDS. A revisão de literatura permite observar explicações concorrentes. Ao lado do marco teórico aqui revisado, o trabalho parte para o mapeamento de eventos e mudanças políticas que podem auxiliara a compreender as mudanças das preferências brasileiras a favor do referido Conselho. As considerações finais articulam os achados do artigo, propondo as bases para uma explicação para o surgimento do Conselho de Defesa Sul-Americano, na perspectiva do Brasil.

Msc. Antônio Henrique de Lucena – Núcleo D&R
POTÊNCIAS EMERGENTES E ORDEM MILITAR INTERNACIONAL: ASPECTOS DA RELAÇÃO SUL-SUL

Esta apresentação busca analisar as relações militares internacionais das principais potências emergentes da atualidade: Brasil,Rússia, Índia, China e África do Sul conhecidos pelo acrônimo BRICS. Realizaremos um panorama do atual estado da indústria de defesa nos países elencados, enfatizando a manutenção dos investimentos
no setor de defesa, apesar crise internacional, e sua relação com os principais produtores de armas. Mostraremos que a cooperação na área de defesa vem aumentando na relação sul-sul. Por último, abordaremos os principais padrões encontrados entre esses países e tecemos alguns mecanismos comparativos para análise.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s