Agora somos O ISTMO

O ISTMO é uma plataforma sobre a América Central, ligada ao Grupo de Estudos Subalternos, Periféricos e Emergentes, do Núcleo D&R/UFPE

O Istmo

bus

Designada por uma espécie de destino geográfico, uma das especificidades da América Central no contexto latino-americano é justamente a de uma região de trânsito entre os dois oceanos, posição que marcou sua história sociopolítica no passado e lhe influencia no presente, dando-lhe peso geopolítico e características identitárias que a colocam em condições particulares para converter-se em um âmbito que merece análise especifico.

Em tempos pré-colombianos a região foi uma ponte entre culturas. Durante o período Colonial, porém, a administração peninsular lhe privilegiou a condição de istmo, ou seja, antes de vê-la como a ponte que une as massas continentais do Norte e do Sul da América, foi concebida como uma porção de terra que separava o oceano Pacífico do Atlântico.

E desde seu período republicano até atualmente, a região busca fazer comunicar através dela as águas mundiais, com a construção de canais transoceânicos (canal de Panamá, por exemplo, desde o…

Ver o post original 428 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s