Núcleo D&R participa do PROCONDEL

procondel

Na manhã de 01 de julho de 2014, parte da equipe do Procondel (Projeto de Preservação e Disponibilização do Acervo do Conselho Deliberativo da Sudene) realizou uma reunião de acompanhamento da segunda etapa do projeto, que teve início no último dia 15 de abril. Entre as pautas do encontro, foi discutida a evolução da metodologia em ciência da informação utilizada, a partir das experiências vivenciadas pela equipe durante a primeira etapa do projeto, que se encerrou no mês de março de 2014. Participaram da reunião, realizada no Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (Líber) da Biblioteca Central da UFPE (Campus Recife), a coordenadora técnica do projeto e do Arquivo Geral da Sudene Ângela Nascimento, a professora doutora em Plataformas Digitais do Departamento de Ciências da Informação/UFPE e pesquisadora do projeto Majóry Miranda, o pesquisador e responsável pelo acompanhamento e suporte técnico do projeto Evaldo Souza e os bolsistas do Procondel Júlia Matias, Eduarda Ferreira, Fabrício Alves, José Wanderson Lins, Jacilene Correia e Renato Araújo (estagiário voluntário), todos do curso de Gestão da Informação/UFPE, e Cainara Borges do curso de Biblioteconomia/UFPE.

Durante a tarde, foi a vez dos bolsistas do projeto discutirem novas ferramentas de divulgação do material produzido, além da realização de eventos científicos previstos para o segundo semestre de 2014. Participaram desta reunião a coordenadora Ângela Nascimento, os bolsistas Bhreno Henrique, Filipe Ramos, Pedro Cardoso e Pedro Maranhão, do curso de Ciência Política/UFPE, e Fabrício Alves, do curso de Gestão da Informação/UFPE, além dos pesquisadores Rayanny Oliveira (coordenadora administrativa do projeto), Deijenane Santos (mestranda em Ciência Política/UFPE) e Jean de Mulder (doutorando em Ciência Política/UFPE).

A primeira etapa do Procondel compreendeu as atas, proposições, resoluções e pareceres produzidos pelo Conselho Deliberativo da Sudene entre os anos de 1959 e 1970. Nesta segunda etapa do projeto, serão tratados e disponibilizados atas, proposições e resoluções do período que vai de 1971 a 2000, além dos relatórios, que começaram a ser produzidos em 1972. No total, serão 189 volumes pesquisados. Em uma nova etapa do projeto, a ser iniciada em 2015, serão pesquisados os pareceres produzidos pelo Conselho no mesmo período, totalizando 290 volumes.

 

Conheça mais sobre o Procondel no endereço http://sudene.procondel.org/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s